Ópera Yue —— de Shanghai para o mundo

Ópera Yue —— de Shanghai para o mundo

Por
Calebe Guerra
em
22/11/2022

A Ópera de Pequim é reconhecida em toda a China (e no mundo) por ser a mais influente do gênero (falamos mais a respeito aqui), mas ela não é a que tem o maior público e nem a mais assistida em termos geográficos.

O estilo de Ópera Chinesa mais visto é a Ópera Yue 越剧. Apesar de ter suas origens no contexto rural de vilarejos, o estilo Yue cresceu, se desenvolveu e criou forma dramaturga completa no contexto urbano da grande cidade de Shanghai, se tornando o estilo de Ópera que representa a cidade.

Mas tem um detalhe importante: a Ópera Yue não pode ser confundida com o estilo de dramaturgia conhecido (também em português e inglès) como Ópera de Shanghai 沪剧. A segunda foi criada na década de 40 e traz no âmago das suas apresentações a modernidade em histórias que se passam no contexto urbano da cidade grande.

Grupo Shanghainês de Ópera Yue se apresentando no Festival de Ópera da China

Apesar de ter seu berço em outro lugar, a Ópera Yue acabou ganhando mais espaço na cidade por causa dos seus elementos clássicos de música e vestimentas, coisas que o público Shanghainês se orgulha de ter.

Diferente de outras do mesmo estilo, o estilo Yue sempre manteve em suas histórias personagens “mais reais”. Não Imperadores, princesas, concubinas ou família real, na Ópera o que se espera é assistir a espetáculos que falam sobre a classe trabalhadora e a massa popular da grande cidade e dos seus arredores. A estética também muda muito. Nos dramas no estilo Yue, maquiagens são mais naturais e as músicas consideradas mais "simples" e sem canto lírico.

A maior adaptação literária à Ópera Yue é de O Sonho da Câmara Vermelha 红楼梦, grande obra da literatura clássica chinesa que conta a história de um romance proibido entre Jia Baoyu 贾宝玉, um moço de família nobre e sua prima distante Lin Daiyu 林黛玉, que viaja do sul do país para morar com sua família em Pequim após a morte de sua mãe.

Foi o roteiro e a adaptação de uma obra tão extensa ao estilo de dramaturgia musical para os palcos da cidade que ajudou a Ópera Yue a se estabelecer com primazia entre o público de Shanghai.

Jia Baoyu 贾宝玉 e Lin Daiyu 林黛玉

Fato curioso é que, no sul da China,  provavelmente por causa de um traço cultural da região, havia poucos homens que dedicavam suas vidas às artes. Por ser um trabalho predominantemente feminino, não existem artes marciais (que historicamente na China são consideradas atividades masculinas) e são raros os atores do gênero masculino na Ópera Yue.

Tornou-se muito comum, então, ver mulheres interpretando papéis masculinos.

Mulheres interpretando papéis masculinos no estilo Ópera Yue

Você pode assistir abaixo uma adaptação completa do romance O Sonho da Câmara Vermelha no estilo Ópera Yue, onde você pode apreciar um pouco do estilo e também prestar atenção nos detalhes. O próprio personagem do jovem Jia Baoyu é atuado por uma mulher.

Outra diferença da Ópera de Pequim é que instrumentos de sopro são muito usados. Dá para observar também a quantidade de "conversas normais" durante o drama ao invés de música lírica como se vê na Ópera de Pequim. O forte da Ópera Yue está em usar a música como acompanhamento.