O Romance do Pavilhão Oeste

西厢记

O Romance do Pavilhão Oeste

Por
Calebe Guerra
em
24/11/2022

Uma das maiores e mais bem sucedidas adaptações da Ópera Yue é de O Romance do Pavilhão Oeste.

A história narra o encontro inesperado de Zhang Sheng 张生 e Cui YingYing 崔莺莺 dois jovens que se apaixonam no contexto feudal da Dinastia Tang, mas não tem a aprovação de suas famílias e da sociedade para viverem seu amor de forma livre e pública.

Zhang Sheng, um moço pobre, encontra Cui Yingying, a filha do primeiro ministro, em um templo budista e é amor à primeira vista. A moça estava em uma viagem de volta à sua casa juntamente com a mãe, e ambas pararam no monastério para descansar por uns dias sob os cuidados dos monges locais.

Cena de O Romance do Pavilhão Oeste. Pintura de Qiu Yng 仇英 (1494-1552)

Sem poder expressar suas afeições pela moça, o jovem apaixonado escreve um poema e recita em voz alta no templo na frente de todos. Ela entende que é a destinatária de tão belas palavras e seus sentimentos por ele se aprofundam. O poema não é simples, então fica evidente que Zhang Sheng, apesar de pobre e sem uma identidade social proeminente, é esforçado e inteligente.

Mas a trama se complica quando o líder de um gangue local escuta sobre a beleza da moça hospedada no monastério e decide reivindicá-la para si. Sua mãe, aterrorizada com a notícia, faz uma promessa a todos os jovens locais que, quem conseguisse livrar sua filha das mãos do carrasco maldoso, poderia casar-se com ela. Zhang Sheng não perde tempo em provar sua capacidade heróica de batalha e influência, até que consegue (com a ajuda de um amigo que era general) expulsar a gangue de bandidos da cidade. Um verdadeiro herói!

Cena de O Romance do Pavilhão Oeste


Contente e ansioso por poder ficar com sua amada, Zhang Sheng se decepciona ao perceber que a mãe de  Cui Yingying se arrependeu da promessa que havia feito e decide não mais deixar que a moça casasse com um mero jovem caipira.

A história dá muitas voltas e reviravoltas, até que Zhang Sheng decide se mudar até a cidade grande e batalhando muito para se tornar um primoroso acadêmico da Dinastia, tudo isso para conseguir comparar seu status social com o de Cui Yingying e ter seu amor em seus braços.

Essa história termina com um final feliz onde o casal finalmente vence seu contexto social cheio de preconceitos e amarras e vive felize seu amor conquistado.

Cena de O Romance do Pavilhão Oeste

Conhecido também no ocidente como “a Bíblia dos amantes”, O Romance do Pavilhão Oeste foi um livro proibido durante várias Dinastias Chinesas, justamente porque ele incentivava jovens apaixonados a “seguirem seus corações” e a “lutarem para ficar juntos”, mesmo que suas famílias não concordassem com a união.


Abaixo uma apresentação completa em duas partes de O Romance do Pavilhão Oeste adaptada para os palcos no famoso estilo Ópera Yue.