Literatura Contemporânea ——  O ano ainda não acabou

Literatura Contemporânea —— O ano ainda não acabou

Por
Calebe Guerra
em
22/7/2023

Daqui até o fim do ano muita coisa pode acontecer! Pra ficar de olho aberto, aqui estão alguns títulos que bombaram no fim de 2022 e podem ainda fazer parte da lista de mais buscados e vendidos ainda em 2023:

Como neve e montanhas (tradução livre de 如雪如山), da Zhang Tianyi (consagrada escritora infantil já falecida), foi publicado em 2022, ficou por dois meses entre os livros mais buscados em várias plataformas literárias importantes e também ganhou dois prêmios de literatura importantes na China. A expectativa é que ele continue chamando a atenção do público durante esse ano e esteja, pelo menos, entre os 50 mais vendidos de 2023 até dezembro. 

Fragrância Minha (tradução livre de 我本芬芳) , de Yang Benfen, conta histórias de solidão e rancor de uma mulher que casou-se somente por causa de convenções sociais chinesas. O livro ainda não ganhou nenhum prêmio importante, mas por não ser o primeiro trabalho da senhora Yang, que já escreveu dois livros narrando histórias de seus pais, promete também continuar sendo muito vendido durante esse ano. 

Destino (tradução livre de 命运), escrito por Cai Chongda em um período de oito anos e lançado em setembro de 2022, também tem sido um favorito da crítica chinesa. Um dos críticos literários mais famosos e importantes da China, o senhor He Shaojun, descreve Destino como “Um novo Viver” (referindo-se ao romance de Yu Hua citado acima neste artigo. Contando histórias de várias pessoas vivendo em um pequeno vilarejo à beira do oceano, esse livro também promete se tornar um dos favoritos nos próximos quadros de mais vendidos da China.