Literatura Clássica Chinesa

中国古代文学

Literatura Clássica Chinesa

Por
Calebe Guerra
em
2/7/2023
“(Os antigos) eram completos no conhecimento da sabedoria. Por isso, se tornaram iguais aos deuses e puros como o céu e a terra. Nutrindo todas as coisas, criando harmonia entre tudo o que existe debaixo do céu, sua influência beneficiou todo o povo”

Zhuang Zi, (369 - 286 a.C.)

Antes mesmo de Cristo nascer e os Evangelhos serem escritos por seus discípulos e apóstolos, na China já existia um cânon de Clássicos considerados politicamente importantes e, também, sagrados. 

Os Clássicos chineses passaram todos pelas mãos de Confúcio, um dos filósofos mais importantes da antiguidade que viveu no sexto século antes de Cristo. Segundo a tradição antiga dos confucionistas que seguiram os passos pedagógicos do mestre, cada um dos clássicos serve para um objetivo social importante. 

Clássico da Poesia 诗经

Conhecido também como o Clássico das Odes, ele possui 305 poemas que tratam de uma variedade de questões pessoais e emocionais, incluindo amor, casamento, vida na China agrícola e até mesmo situações de guerra e desespero. O Clássico da Poesia contém diferentes categorias de poemas, como canções folclóricas e hinos cantados em sacrifícios antigos. O objetivo desse clássico era ajudar o povo a encontrar “ressentimentos” comuns em suas páginas, assim, ninguém se sentiria sozinho em suas lutas diárias.

Livro dos Documentos 尚书

O Livro dos Documentos é uma compilação de 58 capítulos detalhando os eventos da China antiga, durante os reinos de Yao 尧 e Shun 舜, considerados imperadores e santos. Essas narrativas são importantes para a compreensão do que forma um sábio (ou santo) na cultura chinesa. Passando pela história das Dinastias Xia 夏, Shang 商 e Zhou 周, o Livro dos Documentos é frequentemente considerado a primeira narrativa histórica da China.

Clássico dos Ritos 礼记

O Clássico dos Ritos descrevia as normas sociais, a organização governamental e a conduta ritual e cerimonial da Dinastia Zhou. Também em grande parte compilado e editado por Confúcio em pessoa, o Livro dos Ritos é a base de muitos princípios que surgiram na China imperial posterior. O objetivo central do livro é alimentar no povo ideias de condutas morais adequadas visando a harmonia no império. A ênfase na virtude e na piedade filial perpassa todo o livro.

Clássico da Música 乐经

Esse Clássico foi perdido e o texto não sobreviveu às contínuas guerras e conflitos políticos da época. 

I-ching (Yi Jing), o Clássico das Transformações 易经

O Clássico das Transformações vêm de um sistema antigo de adivinhação centrado principalmente nos princípios das forças do Yin e Yang 阴阳, que foram exploradas posteriormente principalmente pela escola taoísta de filosofia. Algumas práticas ensinadas no livro incluem astronomia, ciências naturais e até mesmo a psicologia da construção do indivíduo. As práticas de adivinhação exploradas no texto vão além de prever o futuro, elas incluem a tentativa de prever as ações humanas (e suas consequências) na sociedade e no mundo natural. 

O Clássico das Primaveras e Outonos 春秋

Sendo o mais longo de todos os Clássicos, esse livro é uma narrativa história e anual do Estado de Lu 鲁国, onde Confúcio viveu e trabalhou grande parte de sua vida. Ao contrário do Livro dos Documentos, esse parece ter sido escrito especificamente para fins analíticos. O objetivo era criar no imaginário social a imagem de políticos importantes, seus erros e acertos e, assim, instruir o povo na diplomacia.

A construção da China e de seus impérios não aconteceu sem a ajuda do cânon dos Clássicos antigos. Profundamente literário, o povo chinês aprendeu desde cedo a importância de fazer história e, ao mesmo tempo, contá-la. 

Para inspirar o povo, louvar os acertos e prevenir os mesmos erros. Acervo não só da China, mas da humanidade, esses clássicos são os livros mais importantes da região sul asiática como um todo.