As 8 Grandes Tradições Culinárias da China

As 8 Grandes Tradições Culinárias da China

Por
Calebe Guerra
em
15/3/2024

Que a China é um país imenso e extremamente diversificado, isso já sabemos. Mas e sua culinária? Hoje vamos falar um pouquinho sobre a diversidade no mundo gastronômico chinês.

Culturalmente, poucas coisas são tão importantes para os chineses quanto os momentos de refeição juntos com quem a gente compartilha a vida, e, por ser um país gigante com diferenças regionais marcantes, a culinária também é rica e diversificada.

Na história da China existe historicamente as Quatro Grandes Tradições (四大菜系) da culinária chinesa são Chuan, Lu, Yue e Huaiyang, representando respectivamente as cozinhas do Oeste, Norte, Sul e Leste da China. No entanto, nos tempos modernos, a lista é frequentemente expandida para as Oito Grandes Tradições 八大菜系, que são as seguintes:

1. Culinária de Guangdong 粤菜 (Yue)

Culinária mais doce, com preferência de cozimentos lentos à vapor e ensopados. Famosa pelos molhos suaves de acompanhamento e pelas sobremesas.

O objetivo da culinária de Guangdong é preservar o sabor original da comida. Ao contrário de outros estilos de culinária chinesa, como o estilo Sichuan, onde o cozinheiro envolve a comida em muitas especiarias e óleo, pratos inspirados no estilo de Guangdong visam realçar o sabor original do vegetal, carne ou fruta. Portanto, geralmente, são utilizados poucos temperos ou açúcar.

2. Culinária de Jiangsu 苏菜 (Su) 

Fresca, moderadamente temperada, técnicas de cozimento precisas, favorecendo frutos do mar, sopas e apresentação artística e colorida.

A província de Jiangsu e a maior cidade da China, Xangai, têm uma culinária muito refinada que é frequentemente servida em banquetes governamentais, justamente pela beleza da apresentação. O que a torna especial são as técnicas de cozimento requintadas que produzem pratos ricamente aromáticos e visualmente artísticos. Seus chefs também se concentram em servir refeições que promovem a saúde.

3. Culinária de Sichuan 川菜 (Chuan)

Apimentada (muito!) e audaciosa, frequentemente causando dormência na boca, usando muita pimenta, alho, gengibre e amendoim.

A província de Sichuan produz a culinária mais amplamente servida na China. Seus pratos são famosos pelo sabor picante e pela sensação de dormência proporcionada pela pimenta de Sichuan, algo raro em outras culinárias regionais. É a comida de Chengdu e Chongqing (que costumava fazer parte de Sichuan).

4. Culinária de Zhejiang 浙菜 (Zhe)

Suave, utilizando frutos do mar frescos, peixes de água doce e brotos de bambu, além de uma ampla variedade de métodos de cozimento. 

Zhejiang é uma província que fica ao Sul de Jiangsu e faz fronteira com Xangai, então seu estilo é semelhante, mas menos elaborado. Eles focam mais em servir alimentos frescos. A comida muitas vezes é servida crua ou quase crua, sendo fresca, crocante e sazonal. A Culinária de Zhejiang seria o mais próximo que a China tem da culinária japonesa, por exemplo.

5. Culinária de Fujian 闽菜 (Min)

Leve, com um sabor levemente agridoce, usando ingredientes do mar e das montanhas.

A província de Fujian é conhecida por seus excelentes frutos do mar e sopas, além do uso preciso de especiarias estimulantes, mas não as que adormecem a língua como em Sichuan. A adição de muitas iguarias exóticas da vida selvagem do mar e das montanhas confere aos seus pratos sabores incomuns. É como uma aventura culinária bem natural.

6. Culinária de Hunan 湘菜 (Xiang)

Bastante picante, com um sabor ardente e azedo, favorecendo o refogado, o salteado, o cozimento a vapor e o defumado. 

Se você gosta da comida de Sichuan, provavelmente também vai gostar da comida de Hunan, que tende a ser tão picante quanto. É mais saborosa e deliciosa porque não utiliza pimenta que causa dormência na boca. É uma região agrícola rica que produz uma ampla variedade de vegetais e ervas, e estes são servidos.

7. Culinária de Anhui 徽菜 (Hui)

Muitas plantas e animais selvagens como ingredientes, favorecendo o cozimento lento e o uso de mais óleo. 

A culinária de Anhui é ainda mais natural do que a culinária de Fujian. Está localizada no interior e grandes montanhas, como as Montanhas Amarelas, são a fonte de muitos alimentos e ervas selvagens diferentes. Basicamente, é uma comida camponesa robusta das montanhas. Alguns dos melhores pratos incorporam alimentos selvagens para um sabor incomum. Alguns pratos são adocicados com a adição de açúcar.

8. Culinária de Shandong 鲁菜 (Lu)

Salgado e crocante, favorecendo o cozimento lento e frutos do mar. 

Shandong foi uma das primeiras áreas civilizadas e estabeleceu o padrão para os estilos de culinária do norte. Com uma longa costa, frutos do mar são sua especialidade.

Eles preservam o sabor original dos frutos do mar usando ingredientes simples e cozimento lento, e gostam de vinagre e sal. Ao contrário das culinárias do sul, eles servem muito mais alimentos à base de trigo, incluindo tipos diferentes de massas.