Restaurante You Yi | Autêntica Cozinha Chinesa
2 min read

A cultura pré-histórica de laquear madeira 漆器文化

A cultura pré-histórica de laquear madeira 漆器文化

Objetos de madeira em laca encontrados na China datam do período Neolítico. O mais antigo deles é uma tigela do período do clã Hemudu 河姆渡文化 (5500 - 3300 a.c.), onde hoje está localizada a cidade de Yuyao 余姚市, na província de ZheJiang 浙江.

Laquear significa revestir com laca, uma resina de origem vegetal produzida em certas árvores. A técnica de laquear objetos de madeira (e às vezes de ossos de animais) tem uma função que vai além de somente protegê-lo contra o tempo e o clima: a beleza artística. A laca também serve para embelezar objetos, principalmente os que eram pintados ou esculpidos, deixando-os brilhantes e macios.

Ainda durante a Dinastia Shang 商朝 (1600 - 1046), esse trabalho artístico desenvolveu tecnologias tão sofisticadas que o uso de objetos laqueados começou a ser considerado tão luxuoso quanto o uso do bronze.

Com o tempo, líderes e governantes das dinastias consideravam objetos de madeira laqueada como instrumentos musicais, utensílios ritualísticos e até mesmo armamentos, um ótimos presentes para oferecer a convidados e amigos.

Gravuras de porcos são facilmente vistas nas tigelas de madeira mais antigas encontradas nos sítios arqueológicos chineses. Acredita-se que os chineses foram os primeiros a trazerem esse animal para criar em casa, a fim de usá-lo tanto em sacrifícios religiosos quanto em banquetes familiares.

Antigamente, a imagem do porco era esculpida em recipientes de bronze e postas junto aos túmulos dos antepassados para pedir proteção e abundância. Por ser considerada um produto luxuoso, ela era consumida somente em ocasiões especiais. E para os chineses, essa carne simbolizava fortuna e saúde.

Restaurante You Yi
Autêntica Cozinha Chinesa desde 1991
Segunda a Sexta: 11h às 14h e 18h às 23h
Sábado e Domingo: 11h às 15h e 18h às 23h

Rua Cândido Silveira, 242
Bairro Auxiliadora
Porto Alegre/RS

Tele-Entrega
3342-3828