Restaurante You Yi | Autêntica Cozinha Chinesa
2 min read

Gānbēi! Uma bebida chamada Baijiu - Parte 2

Destilaria Luzhou Laojiao (泸州老窖), com sede em Luzhou, na província de Sichuan. Foto: Luzhou Laojiao Destilery
Destilaria Luzhou Laojiao (泸州老窖), com sede em Luzhou, na província de Sichuan. Foto: Luzhou Laojiao Destilery

As Origens do Baijiu (ou seria, da bebida alcoólica?)

No sítio arqueológico de Jiahu (賈湖), na província de Henan (河南省), foram encontradas ossadas humanas datando de mais de 7.000 anos atrás, e junto delas, evidências do que pode ser considerado o registro arqueológico mais longínquo do consumo de bebida alcoólica na história.

As primeiras bebidas alcoólicas eram produzidas a partir de uvas selvagens, fruta do espinheiro, mel e arroz. Este último, também na forma selvagem, e anterior ao domínio humano das técnicas de cultivo domésticas. Sendo assim, uma suposição curiosa é de que o aprofundamento das seminais técnicas de produção de arroz foi motivado não pelo potencial de subsistência agrícola mas sim pelo aproveitamento etílico do grão.

Jarras de bebidas
Jarras de bebidas da época neolítica encontradas em Jiahu, de 6000-5500 AC

Então, os primeiros agricultores de que se tem relato estavam interessados na produção de arroz voltado para consumo como bebida. A exploração da bebida na China antiga se faz particularmente necessária à medida que esta era consumida nos diversos rituais de passagem e celebrações.

Escultura antiga com desenhos
Desenho de escultura mostrando o processo de produção de bebida alcoólica, registro encontrado em Jiahu

A história do Baijiu se confunde com a história da própria China, com os avanços tecnológicos nos processos de destilação ocorridos já na dinastia Han (até 220 DC), com evidências do que seria a concepção de fato da bebida datando entre 618 e 907 DC, em escritos dos poetas Yong Tao (雍陶) e Bai Juyi (白居易).

Estima-se que as técnicas de destilação de bebidas tenham iniciado um processo de expansão durante as invasões mongóis do século XII e XIII. Diversas províncias da China começaram a destilar sua própria versão de bebida alcoólica, e a partir da Dinastia Ming (1368 - 1644) percebemos o aparecimento do que mais se assemelha ao Baijiu que é consumido hoje.

Tanques
Processo de destilação na Destilaria Luzhou Laojiao (泸州老窖) em Sichuan. Foto: Creative Commons

Referências:

Patrick E. McGovern - Penn Museum Prehistoric China

Baijiu: The Essential Guide to Chinese Spirits - Derek Sandhaus

Restaurante You Yi
Autêntica Cozinha Chinesa desde 1991
Segunda a Sexta: 11h às 14h e 18h às 23h
Sábado e Domingo: 11h às 15h e 18h às 23h

Rua Cândido Silveira, 242
Bairro Auxiliadora
Porto Alegre/RS

Tele-Entrega
3342-3828