Restaurante You Yi | Autêntica Cozinha Chinesa
1 min read

O Piano de Fábrica (2010), de Meng Zhang

O Piano de Fábrica (2010), de Meng Zhang
钢的琴 · Gang de qin · O Piano de Fábrica

A província de Liaoning, no nordeste da China, já foi considerada pólo da indústria pesada na época revolucionária, com um pujante setor metalúrgico. Com a abertura econômica do país e a modernização das técnicas de produção e manufatura, muitas das fábricas que então eram baseadas numa intensiva mão-de-obra se viram forçadas a fechar as portas, gerando desemprego e assolando cidades inteiras em completo abandono.

Numa destas comunidades, Chen é um acordeonista medíocre que sobrevive tocando em pequenos eventos como casamentos e funerais. Deparado com um pedido de divórcio de sua esposa, ele faz de tudo para manter a custódia de sua filha, uma menina com talento para o piano que declara que ficará com quem lhe proporcionar o instrumento para treinar. Determinado, Chen tem a ideia de construir um piano de metal com a ajuda de seus antigos colegas de metalúrgica.

Tragicômica, e alternando momentos de humor ácido, drama e musical, o diretor Zhang Meng aborda temas como a perda da dignidade por parte do trabalho, a identidade e figura paterna diante de uma nova realidade e o senso de coletividade e solidariedade de uma comunidade.

Zhang - que cresceu nesta região da China e pôde observar de perto os efeitos provocados pela crise - sustenta, apesar disso, um olhar otimista e com certa ternura. Contrastando com a fotografia austera e cinza, as passagens musicais cativam e entretém.

Restaurante You Yi
Autêntica Cozinha Chinesa desde 1991
Segunda a Sexta: 11h às 14h e 18h às 23h
Sábado e Domingo: 11h às 15h e 18h às 23h

Rua Cândido Silveira, 242
Bairro Auxiliadora
Porto Alegre/RS

Tele-Entrega
3342-3828