Restaurante You Yi | Autêntica Cozinha Chinesa
2 min read

O festival dos fantasmas 中元节

O festival dos fantasmas 中元节

A China, da mesma forma que o Brasil, tem uma cultura interrelacional em que a família é muito valorizada. Os chineses, nesse sentido, valorizam os contatos familiares e reverenciam seus antepassados, buscando cuidar da família em vida e até mesmo após sua morte, prestando-lhes homenagens, de acordo com o princípio filial xiao 孝. Uma forma de fazer isso é através de um festival que acontece no 14º ou 15º dia do sétimo mês lunar - a variação depende de particularidades regionais chinesas - e que, neste ano, ocorrerá em 12 de agosto.

Conhecido como Festival dos Fantasmas ou Festival do Meio do Ano (zhong yuan jie 中元节), pelos Daoístas, ou como Festival Yuan lan pei (盂兰盆节), pelos Budistas, este festival se dedica a atenuar os sofrimento dos ancestrais através da oferta de comidas, bebidas, incensos e orações em santuários de culto aos antepassados. As famílias também oferecem orações  para ancestrais que não têm familiares vivos, para que sigam bons caminhos.

Há outros festivais relevantes de homenagens aos antepassados: o Festival Qingming, de limpeza dos túmulos, que normalmente acontece em abril; e o Festival do Nove Duplo (chongyang jie 重阳节), de visita ao túmulo dos ancestrais, que ocorre entre o final de setembro e o início de outubro. O Festival do Meio do Ano se diferencia destes dois porque, segundo a crença popular, ao invés de os vivos irem visitar os mortos, os mortos vêm visitar os vivos. Por isso, esta celebração também é conhecida como Festival dos Fantasmas e até como Festival dos Fantasmas famintos. Neste dia, se entende que os reinos dos vivos e dos mortos estão abertos, ou como falamos por aqui, que os véus entre os mundos ficam mais sutis e, por isso, o contato entre vivos e mortos se torna possível ou mais fácil.

A ideia por trás disso está no Yi Jing 易经 (também conhecido como I Ching), o livro das mutações. Segundo este livro, o número sete é o número das mudanças e dos retornos. Isso pode ser visto nos hexagramas, 24 - Fu 復(Retorno, Ponto de Transição), 51 - Zhen 震 (O Incitar, comoção) e 63 - Ji ji 既濟 (Após a conclusão) que falam sobre os retorno se darem após sete dias.

O número sete, do mês do festival, nesta perspectiva, trata sobre mudança, retorno e, com isso, ressurreição. Desta maneira, observando as orações e oferendas direcionadas aos espíritos ancestrais que retornam, podemos entender que, dentro de culturas relacionais, como a chinesa, a salvação nunca é algo individual, sempre é coletiva: só estaremos bem quando todos estiverem bem. Mas também podemos oferecer orações para que nenhum fantasma perdido acabe nos atrapalhando, afinal, quem não tem medo de um fantasminha nos seguindo e assustando quando menos esperamos?!

Texto: Julia GV Souza

Restaurante You Yi
Autêntica Cozinha Chinesa desde 1991
Segunda a Sexta: 11h às 14h e 18h às 23h
Sábado e Domingo: 11h às 15h e 18h às 23h

Rua Cândido Silveira, 242
Bairro Auxiliadora
Porto Alegre/RS

Tele-Entrega
3342-3828