Restaurante You Yi | Autêntica Cozinha Chinesa
2 min read

3 Pratos de Ano Novo Chinês

Meia luas prontas para serem cozidas

O ano novo é o evento mais importante do calendário para os chineses. Essa época do ano movimenta, também, a maior migração interna em massa do planeta. São centenas de milhões de pessoas viajando para celebrar a passagem de ano em família.

Com a família reunida, é hora de pensar na ceia, ou, nian yefan (年夜饭). Os preparativos por si só já são um evento: todos contribuem varrendo o azar pra fora da casa, decorando com vermelho e preparando as delícias que serão servidas logo mais.

Reunimos aqui três pratos que simplesmente não podem faltar num ano novo chinês. Mais do que o alimento em si, eles simbolizam um legado cultural de milhares de anos, cada qual com uma simbologia própria, reproduzido através de seu preparo e apresentação.

Meia lua
Nossa meia lua é estilo Shanghai, mais fina e delicada

Meia Luas · 饺子 · jiao zi

As Meia Luas são disputadas até no seu preparo.

A palavra jiǎo zi (bolinho) em chinês falado é muito parecida com jiāo zi (troca de um ano para outro). Ao preparar as meia luas no final do ano antigo, e comê-las na passagem, você estará se despedindo do passado e se acolhendo o futuro.

Ainda, Meia Luas representam riqueza. Seu formato remete aos lingotes de ouro e prata da China antiga, e seu preparo simboliza que você estará embrulhando a fortuna para si.

A melhor parte? Comê-las, confirmando assim uma vida próspera que estará por vir.

Rolinho primavera
No verão, o rolinho torna-se o aperitivo perfeito para degustar como uma cerveja bem gelada

Rolinho Primavera · 春卷 · chun juan

Muito popular no sul da China, o Rolinho Primavera celebra o "li chun" (立春), o início da primavera, e pode ser servido como uma pequeno aperitivo, uma entrada ou junto dos pratos principais.

Existem rolinhos vegetarianos com repolho, cogumelos e outros vegetais, e existem também os de carne, principalmente carne de porco. Existem inclusive rolinhos doces, feitos de pasta de feijão.

Peixe inteiro
O Brasil é farto em Pescada Amarela, peixe muito valorizado na China

Peixe Inteiro no Vapor · 蒸鱼 · zheng yu

A palavra peixe, "yu" (鱼), tem a pronúncia muito parecida como em "yu", ideograma 余, que significa excedente. O peixe inteiro representa a união, a harmonia da família e amigos reunidos. A cabeça do peixe deve estar sempre apontada para os convidados da casa.

Em algumas regiões da China, como no sul, também é costume deixar o peixe para o final da refeição. Ele é o primeiro prato a ser servido, quente, e permanece na mesa esfriando até ser consumido por último.

Outro costume do sul, principalmente em regiões costeiras, se refere a não virar o peixe para servir a carne do outro lado. É uma superstição que traça um paralelo com virar um barco, considerado um grande azar na vida daquela pessoa. E por isso, uma vez consumida toda carne de um lado, deve-se retirar a espinha para continuar servindo.

Restaurante You Yi
Autêntica Cozinha Chinesa desde 1991
Segunda a Sexta: 11h às 14h e 18h às 23h
Sábado e Domingo: 11h às 15h e 18h às 23h

Rua Cândido Silveira, 242
Bairro Auxiliadora
Porto Alegre/RS

Tele-Entrega
3342-3828